Projeto Piloto “CicloExpresso” arranca em Quinta do Anjo

A Câmara Municipal de Palmela, em colaboração com a Cooperativa Bicicultura, está a implementar o “CicloExpresso”, projeto piloto de comboio de bicicletas para a Escola EB António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo.

Com o mote “Eu vou para a escola de bicicleta, e tu?”, o projeto consiste na ida das crianças para a Escola de bicicleta e em grupo, num percurso e horário definidos, com acompanhamento por monitoras/es adultas/os, de forma segura, lúdica e envolvendo a comunidade escolar.

Assim, vai ser realizada uma linha de comboio de bicicletas com uma circulação por semana em direção à escola, durante 27 semanas. O comboio vai ser liderado por monitoras/es e coordenadoras/es de linha afetas/os diretamente pela Bicicultura (um/a maquinista por cada quatro crianças, um/a maquinista à frente e outro/a atrás para grupos maiores). Durante o projeto piloto, a Bicicultura assegura a formação dos atores locais (por exemplo, mães/pais das/os alunas/os), capacitando-os para passarem a assumir a gestão do sistema de forma autónoma.

Com o “CicloExpresso”, pretende-se promover a mobilidade sustentável, capacitar as crianças para se deslocarem em bicicleta de forma segura e proporcionar uma alternativa de mobilidade para a escola.

Durante o mês de janeiro, o projeto vai ser divulgado junto das/os encarregadas/os de educação das/os alunas/os da EB António Matos Fortuna, decorrerá o período de inscrições e será desenhado o trajeto do comboio de bicicletas. Prevê-se o arranque durante o mês de fevereiro.

A iniciativa enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e 13 - Ação Climática. Mais informações e inscrições: www.cicloexpresso.pt.