Voto de Pesar Sebastião Antunes de Matos Fortuna

Voto de Pesar - Sebastião Antunes de Matos Fortuna

No passado dia 14 de janeiro a nossa freguesia perdeu um dos seus, perdeu Sebastião Fortuna, aos 86 anos de idade.

Sebastião Fortuna, último de 9 irmãos, foi um exemplo do que se considera uma pessoa multifacetada, quer pela determinação face à necessidade quer pelo engenho, mas principalmente pela vontade de concretizar sonhos. A sua vida foi recheada de trabalho e dedicação aos desafios que os seus sonhos lhe impunham.

Jornaleiro, em criança a ajudar o pai, carroceiro na Casa Venâncio enquanto aguardava a entrada na escola António Arroio, que não lhe tendo corrido como esperava cedo abandonou, tanoeiro, vendedor de gás, Pintor autodidata, escritor de poemas e prosa, professor de artes e ofícios, apaixonado pelo desporto foi praticante de atletismo, no Sporting Lisboa e Benfica, ciclista pelo Belenenses e Louletano tendo participado na Volta a Portugal. Para além do envolvimento no associativismo cultural e desportivo de Quinta do Anjo.

Forte ativista da JAC, Jovens da Ação Católica, onde se destacou nas inúmeras atividades e capacidade mobilizadora que possuía empenhando-se nas inúmeras tarefas deste grupo católico cujo trabalho é até hoje reconhecido.

Sebastião Fortuna foi um homem empenhado com a vida e os desafios e provações que esta lhe colocava, a sua ida para os Açores onde se afirma como pintor com particular reconhecimento e notoriedade entre a comunidade americana aí radicada dando-se particular destaque aos trabalhos na pintura de painéis de azulejos.

Acreditando no sonho como motor da vida, foi na Quinta do Anjo que implementou e lutou pelo Centro de artes e ofícios que iniciou, construiu e manteve até 2000, sendo formador e garantindo a vocação de muitos homens e mulheres que de outra forma nunca teriam acedido à possibilidade de na arte encontrarem sustento.

Exemplar conversador, onde a partilha cativante dos seus sonhos e vida fizeram, até ao final dos seus dias, marca da sua identidade e granjeador de inúmeras amizades, valor que sempre prezou.

A sua falta, marcante certamente, será sempre compensada com o exemplo que nos deixou e que não queremos esquecer. A Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, reunida em reunião publica a 25 de janeiro de 2023, manifesta publicamente e em particular a toda a família de Sebastião Fortuna o seu pesar pela sua morte.